Dicas para Otimizar e Compreender o seu Blog !
Você sabe responder rapidamente a diferença entre Page views e número de visitantes da sua página? Estas duas informações parecem simples mas quando combinadas na mesma página ou relatório de visualização como é o relatório do Google Analytics e o gadget do histats principalmente (entre outros) tem o poder de confundir o usuário.
Em média quando acessamos o nosso blog no Blogger ele mostra a quantidade de visitas que o blog teve e esta visita é a quantidade de pessoas que veio até a sua página da web (blog) mas o Blogger não mostra a quantidade de visualizações de páginas (page views) apenas as visitas ou estatísticas e isso explica o porque muitos blogueiros usam o Google Analytics para complementar as informações do blog.
No Blogger eu não sei quantas pessoas usam o celular ou dispositivo móvel para acessar o meu blog mas no Analytics eu sei e dependendo do serviço de análise, se pode bem mais.
Page Views em uma tradução simples é ‘página visualizadas’ e isso não indica quantidade de pessoas que acessaram seu blog ou site e sim quantas páginas os seus visitantes visualizaram. O número de visitas mostrado no relatório (do blogger ou do Analytics por exemplo) é o que, segundo o serviço, representa a quantidade de pessoas que visitou seu blog ou site.
O QUE FAZER COM ESSAS INFORMAÇÕES?
O melhor momento, sem dúvida. Agora que você já sabe quantas pessoas que visitaram seu site (V de visitantes) em determinado dia (faça um teste com o dia de ontem) e sabe quantas páginas foram visualizadas (PV de página visitadas) por essas pessoas você poderá tirar uma média (M de média) de quantidade de páginas que cada pessoa viu. Na matemática seria assim:
PV = M
V
No Arruma Blog por exemplo no mês de Agosto de 2012 o analytics mostra 15.695 Visitas e 39.018 Páginas Visitadas, dando uma média de pouco mais de 2 (2,486...) então cada visitante visitou duas páginas no blog.
Ter um número de páginas visualizadas é muito importante. Isso quer dizer que o seu site ou blog tem um bom 'mapa de site' ou boa navegação, que os seus leitores se interessam pelo blog e que o seu blog tem conteúdo interessante para atrair o leitor a ficar mais. Blogs ou sites que tem o ‘Page Views’ baixo (menor do que o número de visitantes) significa que o leitor não consegue encontrar algo de interesse nos primeiros segundos que acessa o link.
COMO MELHORAR OS NÚMEROS?
Como o Herlan mencionou nos comentários, você tem que ver o que está faltando no seu blog. Em muitos casos e até o que aconteceu aqui no Arruma Blog, o que falta é linkar um post com outros. No começo deste blog, as visitas duravam menos de um minuto e eu não entendia o motivo. Depois usei um sistema de links relacionados de um site e comecei a notar que muitas pessoas gostavam de ler outras coisas do próprio blog. O número de cliques em outras matérias / posts aumentou muito neste tempo, mas eu não gostei pois o site que fornecia os 'posts relacionados' fazia os links irem no site deles para depois serem direcionados ao blog novamente.
Passei a usar o serviço que menos dependia de terceiros [recomendo este] e o resultado nas análises foram melhores do que eu pensei: O segundo link que mais dava 'retorno' era o 'www.arrumablog.com' depois do 'Google BR' e isso significa que se meu blog mesmo traz visitas pra mim então os links de sugestão no final do artigo complementam o assunto ou traz novos horizontes ao leitor.
Você pode usar também palavras chaves linkadas a outros artigos para ajudar a criar este fluxo de visitas internas.
CUIDADO
O dado mais valioso ainda é o de visitantes da página. Para você realmente falar que conhece bem seu blog ou site tem que analisar todos os itens disponíveis nos relatórios (quanto tempo os visitantes ficam, quantos são, quantas páginas eles veem e por ai vai).
Para entender mais, leia a ajuda da Google Analytics