728x90 AdSpace

Parceria: Tia Nerd a Sua Revista Eletronica

Latest News

Tecnologia: Mil Terabytes em um DVD de 4gbs... é Possivel!

Um pesquisador australiano conseguiu armazenar 1000 terabytes de dados, o equivalente a 50 mil filmes em alta definição, em um disco simples de DVD, com capacidade de 4,7 gigabytes.




A técnica utilizada pelo Dr. Zongsong Gan, da australiana Swinburne University of Technology, lhe garantiu um prêmio da Victoria Fellowship, com incentivos para que ele dê continuidade à pesquisa. O próximo passo é trabalhar para levar o método às grandes fabricantes de dispositivos de armazenamento.





O diferencial da técnica de Gan e sua equipe está na manipulação de feixes de luz. Os pesquisadores foram capazes de "apertar" a distribuição de bits, diminuindo sua distância no disco. Para isso, precisaram desafiar alguns conceitos bem estabelecidos da física.

Teoricamente, é impossível dividir um feixe de luz em um espaço menor que 500 nanômetros - fenômeno conhecido como limite de difração de luz. Foi esse "desperdício" que Gan e sua equipe buscaram solucionar. Para isso, usaram dois feixes: um vermelho, para gravar informações, e outro roxo, para bloquear o primeiro, limitando sua área de gravação. Assim, foi possível gravar bits a uma distância de apenas 9 nanômetros.

 "A Victoria Fellowship oferece uma grande oportunidade de visitar importantes lugares do mundo para adquirir um conhecimento único, e a experiência para desenvolver nossa tecnologia", disse Gan em nota.



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Tecnologia: Mil Terabytes em um DVD de 4gbs... é Possivel! Description: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo
Scroll to Top