728x90 AdSpace

Parceria: Tia Nerd a Sua Revista Eletronica

Latest News

A Lua Sangrenta esta chegando....

Dia 15 de Abril, prepare-se para olhar para o Céu e ver a Lua Vermelha!



Na próxima terça-feira, um fenômeno astronômico relativamente raro fará a lua cheia parecer tingida de vermelho. O evento é o primeiro de uma série de quarto eclipses totais da Lua, uma sequência rara que só acontecerá mais sete vezes neste século.

saiba mais clicando em mais informações





Conhecido como tétrade, a última série de quatro eclipses seguidos ocorreu nos anos de 2003 e 2004. O evento de terça-feira é o primeiro desta tétrade. Os próximos três eclipses ocorrerão em 08/10/2014, 04/04/2015 e 28/09/2015.

O eclipse total da Lua ocorre quando nosso satélite mergulha completamente na região mais escura do cone de sombra da Terra, o que faz com que os raios do Sol, posicionado atrás da Terra, sejam bloqueados. Neste momento, ao invés de desaparecer no céu devido à falta de iluminação, a Lua adquire um tom avermelhado.

Na antiguidade os eclipses totais da Lua eram chamados de "Luas de Sangue" devido à cor vermelha e eram normalmente associados às catástrofes ou ao fim do mundo.


Como acontece
Quando qualquer corpo esférico é iluminado por uma fonte pontual de luz, são produzidos dois cones de sombra, chamados de penumbra e umbra. Em condições ideais a região da umbra é totalmente escura, enquanto a penumbra ainda recebe um parte da luz. Durante um eclipse lunar acontece o mesmo, com o Sol fazendo o papel da fonte de luz pontual. Assim, fortemente iluminada, a Terra produz dois cones de sombra que são projetados no espaço.



O eclipse total da Lua do dia 15 de abril poderá ser visto em todo o Brasil e ocorrerá por volta das 03h00 BRT (Horário de Brasília) de terça-feira. Para vê-lo, basta encontrar a Lua que ruma em direção ao quadrante oeste.


O início da fase penumbral, menos visível, tem início à 01h54 BRT. Às 03h01 BRT a Lua penetra na região da umbra, quando o satélite começa a adquirir a coloração avermelhada. Essa fase é facilmente reconhecida por uma espécie de "mordida" na borda do disco lunar.

A fase umbral chega ao ápice às 04h46 BRT e se prolongará até às 05h06 BRT, quando lentamente nosso satélite voltará a ser iluminado pelo Sol que se aproxima do horizonte oposto.



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: A Lua Sangrenta esta chegando.... Description: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo
Scroll to Top