728x90 AdSpace

Parceria: Tia Nerd a Sua Revista Eletronica

Latest News

Missão Rosetta : Ouça o Som que um Cometa faz

Sim a sonda pousou e agora somos capazes de ouvir o Som de um Cometa!

Rosetta é uma sonda espacial construída e lançada pela Agência Espacial Europeia  com a missão de fazer um estudo detalhado do cometa 67P, que viaja entre as órbitas da Terra e de Júpiter. E é a primeira sonda construída para orbitar e pousar num cometa.




Lançada em 2 de março de 2004 da base de Kourou, na Guiana Francesa, no topo de um foguete Ariane 5 G+, a sonda atingiu seu alvo na metade de 2014. A nave compreende duas partes, a sonda espacial Rosetta, e o pousador-robótico Philae.


 O robô foi construído para fazer o mais detalhado estudo de um cometa jamais tentado.

Em 6 de agosto de 2014, ela tornou-se a primeira sonda espacial na história a acompanhar a órbita de um cometa. E  dia 12 de novembro, o módulo pousador Philae separou-se da nave e pousou no 67P, depois de sete horas de manobras de aproximação no espaço, tornando-se o primeiro objeto artificial a pousar na superfície de um cometa.



A missão durou 10 anos, 8 meses e 11 dias. Apenas 24 horas depois já temos várias imagens e até sons captados pelo Philae.

A “música” – como os próprios cientistas se referem a este áudio, estava fora do intervalo normal de alcance da audição humana e teve que ser impulsionado em volume por um fator de 10.000. E para quem está estranhando sons no vácuo do espaço, de acordo com a teoria científica, o cometa libera partículas neutras para o espaço onde elas colidem com partículas de alta energia, e é isso que faz o som. No entanto, “o mecanismo físico preciso atrás dessas oscilações permanece um mistério,” de acordo com o blog da missão.


Emprisionante não é?



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Missão Rosetta : Ouça o Som que um Cometa faz Description: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo
Scroll to Top