728x90 AdSpace

Parceria: Tia Nerd a Sua Revista Eletronica

Latest News

O Vitimismo, o Ego e o Mimimi do Cenário de Quadrinhos Nacionais...

É tão controverso assim que justo o Tia Nerd Toque num Tema tão Polêmico? 


Não é de Hoje que o Cenário Nacional sofre de vários Males, e juro não São poucos ...

Deixando Claro que as Imagens usadas na Matéria, não ilustram exatamente o que a Matéria quer Passar, e estão Censuradas apenas para que os Personagens envolvidos nas imagens não sejam vistos ou confundidos exatamente com os exemplos Citados na Matéria, pois "Realmente não é o Caso"!

O Vitimismo


O Vitimismo é simplesmente  um dos mais Claros, um daqueles que Transbordam a primeira vista, não é raro, aliais é bem comum, encontrar nas Redes Sociais quadrinistas Nacionais Reclamando da "Não Valorização do Cenário Nacional", e muitas vezes é a partir dai que todo o Problema se torna um foco de muitos outros como o "ego" por exemplo.

Escondido nas Sombras do Receio, esta talvez um dos maiores problemas do Cenário Nacional, um que assola o cenário principalmente o meio de "Super-Nacionais", e desde  quase Sempre, que é a aparente Incapacidade de se criar um conteúdo Visualmente original não sei dizer ao certo os motivos, mas são justamente os artistas que sofrem deste mal os que se destacam. 

O que mais Temos desde os primeiros quadrinhos de super-heróis nacionais, são aqueles heróis que visualmente são muito parecido com alguma outra versão Gringa mais conceituada, o que talvez explique bastante a grande questão do Vitimismo, "Por que os Quadrinhos Nacionais hoje não são tão valorizados".


O Elefante Branco na Sala!


Por mais que seja algo claramente Visível, é bem claro também que, muitas pessoas percebem isso, mas simplesmente evitam dizer isso aos Quadrinistas, tipo "Olha, seu personagem tem uma história bem interessante, mas ele não é bem parecido com aquele Personagem famoso Gringo de uma Editora Famosa"?
O que gera aquela história sem fim de, "Nossa muito bom", "meus parabéns", "você desenha muito bem!", ou seja uma seção interminável de elogios sem Nenhuma critica sequer, o que deixa os caras com o seguinte problema nas mãos!


O Ego 


Um dos motivos para isso parece ser bem simples, o Grande Ego do Cenário, que hoje não suporta ouvir uma Critica sequer, graças aos elogios citados acima!
Recentemente em uma conversa numa rede social sobre a não valorização do cenário, foi ousado tocar no Assunto proibido "A falta de Identidade Visual de alguns Personagens", e ficaram bem claros 2 pontos a serem frisados:


  • Ponto 1 - Muitas vezes algumas pessoas percebem o tal problema num personagem ou artista, mas preferem manter um certo silencio, talvez para manter a boa convivência...



  • Ponto 2 - Uma vez que o tal assunto Proibido é iniciado, você passa a ser um Ser Demoníaco que quer o Mal do Cenário Nacional segundo a visão dos que se veem envolvidos, Todos os artistas, que se sentirem possíveis alvos vão ter você como inimigo mortal.

O Argumento


O argumento mais interessante usado por estes "artistas que se enquadram neste esquema", é que "Sua Critica é inútil, se você não é um Profissional", ou em outras palavras Se você não é do Ramo, nunca lançou nada sua opinião não importa.

A pergunta que fica é que Profissional não se Importa com seu Publico, seja ele Publico conquistado ou Publico em Potencial?

Veja que trabalhando com Redes Sociais e muitos grupos de temática Nerd, temos acesso, ao acesso de usuários por tema das postagens, e posso garantir "Quadrinhos Nacionais" estão Literalmente na Lanterna, da Lanterna em numero de acesso nas postagens que são realizadas nestes grupos.

E fazendo parte destes inúmeros grupos também não foram uma ou duas vezes ao longo tempo em que pegamos Postagens zuando estes mesmos heróis e sua possível originalidade em sua identidade visual, mesmo em outros sites já vimos inúmeras postagens caçoando destes artistas e suas criações!

Termos como, "Você é um Bost@ que não Produz, e não quer fazer amigos" ou "Você por acaso é advogado da DC ou da Marvel" são os mais comuns, usado como argumentos por estes artistas quando raramente são questionados, e deixa também evidente que os problemas existem, eles sabem que existem, mas não farão nada para mudar.

Este é um Comentário de um Artista de uma HQ que se sentiu ofendido com a questão: 

"Tem TONTO discutindo AQUI sobre os personagens de Prot#$**: A Or#$# QUE NUNCA PUBLICARAM SEU PERSONAGENS? PUTA QUE PARIU HEIN??? ANTES DE COGITAREM OPINAR SOBRE A REVISTA, PUBLIQUEM!!! Se ESFORCEM E PAREM DE FALAR MERDA!!!!! FAÇAM ALGUMA COISA ANTES DE CRITICAR!!! CARALHO!!!!"

Veja que segundo a opinião do artista só quem pode opinar sobre sua obra seria quem já publicou personagens, ou seja (O grupo Seleto ao qual ele e seus amigos pertencem) nem quem compra sua revista poderia opinar, pois não estaria capacitado para isso.

Pelo jeito que o amigo acima respondeu, da para se ter uma ideia dos ânimos dos Artistas Nacionais sobre o Tema!

Pontos de vista de quem esta de Fora (Em Termos)

Em uma conversa com um artista conhecido no meio (e que na minha opinião, até onde sei não deve nada com relação a sua criação) sobre o Tema, quando questionado sobre a Obra de um outro artista bem mais antigo foi dada uma resposta curiosa, porem reveladora:

"Ele (o artista em questão) provavelmente estaria rindo, pois o conheci pessoalmente e sinceramente ele sempre levou tudo como uma grande Brincadeira, o que fez com o personagem que criou provavelmente era uma tiração de Sarro por parte dele"

E isso faria muito sentido, o cara cria um personagem na brincadeira, ou sem realmente acreditar que vai chegar a grandes proporções, faz um Mashup de uniformes e Poderes, e quando vê, tem uma legião de Fãs defendendo aquela criação, aquilo se tornou bandeira da Verdade para um Grupo de Pessoas!


A grande culpa dos Fãs


Muitas vezes a grande culpa deste resultado é daquela pequena Parcela de Fãs do Cenário, que em geral só consegue Valorizar aquilo e pronto, "Sou fã do Cenário Nacional, e Todo o Resto do Cenário Mundial não Presta"!

E a pior Parte é que ao fazer esta opção eles terminam ignorando o fato de que os caras que eles idolatram , Bebem a vontade desta Fonte Gringa, e algumas vezes sabendo que seu Seleto grupo de Fãs não acompanha o cenário Gringo, e vai comprar sua versão como verdade absoluta!


Seja como for se a pergunta for "Por que o Cenário Nacional não é valorizado", para mim a resposta é curta e Grossa, "Grande Parte disso é culpa destes artistas, de seus Métodos e  egos, que  inclusive os impedem de fazer uma simples Repaginada para consertar uma identidade visual e fugir do básico problema "Identidade visual""!

Por Sorte o Cenário Nacional não é Composto apenas por "Super-Herois", mas infelizmente alguns que estão nesta categoria, mancham e muito a imagem de Todo o Cenário!

E Sim eu sei que o mesmo pode acontecer de lá para cá (Gringos copiarem os BRs), por isso reafirmo as imagens postadas na matéria não são exemplos dos problemas citados nela, é preciso um pouco de justiça, se o o copiado é o BR que se faça justiça e se o copiado for o gringo que seja da mesma maneira, justiça para todos!

E você conhece algum Personagem, com visual questionável, ou quer defender algum Personagem Nacional, fique a vontade, não ditamos a Regra, na realidade geralmente somos a exceção?
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: O Vitimismo, o Ego e o Mimimi do Cenário de Quadrinhos Nacionais... Description: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo
Scroll to Top