728x90 AdSpace

Parceria: Tia Nerd a Sua Revista Eletronica

Latest News

Cientistas descobrem como os egípcios movimentavam grandes blocos de pedra

Descoberto o truque !


A areia seca se acumula à frente do objeto , mas ele desliza sobre areia molhada

Leia mais:




Pesquisadores da Fundamental Research on Matter - FOM acabam de publicar um estudo revelando como os egípcios conseguiam transportar com facilidade pesados blocos de pedra e estátuas.

De acordo com o estudo, eles molhavam a areia do deserto antes de arrastarem os objetos, colocados sobre uma plataforma. "Usando a quantidade certa de água, eles eram deslocados sem a necessidade de grande quantidade de operários", disseram os cientistas.

Experimentos provaram que a quantidade de força necessária diminui proporcionalmente ao volume de água despejada sobre a areia do deserto.


Uma pintura egípcia na tumba do faraó Djehutihotep mostra claramente um egípcio molhando a areia à frente de pesados objetos arrastados por operários.

Segundo os cientistas, a descoberta será útil para aplicações ainda hoje. "Temos muitas questões sem respostas a respeito do comportamento de materiais granulados, como a areia, embora eles sejam muito comuns, a exemplo do asfalto e o concreto."

O transporte de materiais granulados consome cerca de 10% da energia no mundo.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Cientistas descobrem como os egípcios movimentavam grandes blocos de pedra Description: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo
Scroll to Top