728x90 AdSpace

Parceria: Tia Nerd a Sua Revista Eletronica

Latest News

Quadrinhos Independentes - A Hora de Mostrar o que o Cenário Nacional Tem de Melhor!

Sim esta na Hora de dar Voz aos Artistas Nacionais e Mostrar que existe Sim Qualidade no Cenário Nacional!


Para Provar que Toda Regra tem exceção, para começar vamos mostrar que o Tia Nerd não é o Bicho Papão do Cenário Nacional, e que sim queremos muito que o Cenário seja Repleto de Qualidade.


                                 

Para começar  Hoje vamos Bater um Papo Muito Legal com um Artista Independente do Cenário Nacional, um cara que ja cria e Produz a Tempos, dono de linhas Infantis como Binho&Quinha, Brasileirinho e Sua Turma  ele partiu para o lado inverso onde também vem ganhando bastante espaço com trabalhos mas voltados para o Publico adulto com HQs como A Rede da Carne, Xamã e Causos, abordando temas do Folclore Nacional e humor mais acido.


Vamos falar com Eberton Ferreira, Quadrinista Nacional.




Antes de mais nada, faz tempo que vejo Postagens nas Redes Sociais com A Rede da Carne, e Xamã por exemplo, e posso afirmar que nunca vi Criticas a Obra, mesmo que no básico do Cenário Nacional não se Veja muitas criticas do Publico em frente aos artistas, pois sabemos que o Publico meio que tem certo receio de chegar e Criticar (Ao Menos na Frente), mas por outro lado quando se esta naquela famosa Rodinha de amigos (Haters ou Não) sempre ha quem ponha algum Defeito, ja sobre estas obras eu Realmente ainda não vi Criticas ou algo Parecido.

Vamos Lá, Tudo Bem Eberton?
Sim Tudo bem!

Me fala um pouco sobre seu papel no Cenário de Quadrinhos Nacionais, como você se vê neste mercado?
Eu me vejo como mais um artista independente, procurando por espaço em um mercado restrito, restrito e competitivo. Procurando direcionar os meus trabalhos para o âmbito nacional, com conteúdo brasileiro para diferenciar dos estrangeiros e me vejo como um batalhador da cultura "brasílis" no cenário das HQs nacionais.

Você é de que região do pais, qual estado, fala um pouco da tua história?
Sou nascido e criado na cidade de São Gonçalo - estado do Rio. No passado busquei algumas religiões. Já fui católico, cardecista e evangélico, mas atualmente não sigo a nenhuma instituição religiosa. Costumo dizer que sou cristão, pois me esforço ao máximo para seguir os ensinamentos do nosso Senhor Jesus.

Em sua Região existem mais Artistas da área e como é o convívio com estes artistas?
Na minha região tem outros artistas: www.quadrinhosgoncalenses.blogspot.com.br.  Esse é um grupo que fundei aqui na minha cidade e os membros estão produzindo em sua maioria o primeiro trabalho.

Na verdade cada um possui seus próprios projetos mas esporadicamente nos ajudamos fazendo capas, cores, etc um para o outro.

Quais são os seus Trabalhos e qual seu Carro Chefe (seu Principal trabalho)?
Bom, eu tenho uma linha de HQs infanto-juvenis que desenvolvi entre os anos de 2010 e 2014 chamados "Binho & Quinha" e "Brasileirinho & Sua Turma" os quais somados formam uma coletânea de dezenove revistas e um almanaque que estão disponíveis para download gratuito no meu blogue www.fanzineston.blogspot.com.br . Mas essa linha infantil eu já não produzo mais, por que optei em 2014 a desenvolver histórias com conteúdos mais elaborados e direcionados ao público adulto e assim surgiram três séries: Causos (que falo sobre origens do folclore brasileiro de uma forma nunca abordada antes e que é o meu carro chefe) /  A Rede da Carne (terror trash com uma dose de humor negro) / Xamã (meu super herói com poderes típicamente brasileiros)

Pergunta de um Fã de seu Trabalho o nome é William Gonçalves de Lavras Minas Gerais: "qual a sua opinião sobre fugir do Padrão de Beleza estereotipado dos personagens convencionais, e como você lida com quem torce o Nariz para quem torce o Nariz para personagens com visual mais realista?" Pelo tom da Pergunta parece que conhece bem a sua Obra.
Quanto à fugir dos estereótipos tradicionais vistos nas HQs americanas e europeias, tais como os padrões de estética e beleza dos personagens, eu optei por fazer pessoas comuns exatamente para que o meu trabalho seja diferente dos demais. Mas é uma questão de escolha mesmo. E claro que muita gente torceu o nariz para isso e criticou. Mas eu penso da seguinte maneira: não dá para agradar a todos então faço o que gosto e no que acredito.


Sem me importar com as criticas negativas



Outro Fã Francisco Dourado do Piauí Perguntou: "Por quê Xamã, e Não Pajé, segundo ele Xamã é uma expressão "Gringa"" Confesso que eu mesmo ainda não tinha me atentado para este Detalhe, o que você responde?   

Escolhi Xamã ao invés de Pajé pelo fato do significado das palavras. Pajé é quando usamos referência a um líder de uma tribo específica.  Xamã é aplicado a todo indígena que mexe com magia e no caso do "Xamã" como ele não pertence a nenhuma tribo e desconhece o seu próprio passado, as pessoas o apelidaram com essa denominação por ser um guardião da natureza e portador de grande poder.


Como você vê a situação do cenário Nacional como um todo?
O cenário nacional no que diz respeito à HQs está atualmente voltando a crescer. Em todo o Brasil já voltamos a ouvir sobre eventos geek que promovem os artistas independentes e seus milhares de trabalhos com qualidade profissional, mesmo não tendo apoio de editoras. mas o importante é que, depois de longos anos em um mar de esquecimento, o mercado está voltando a aquecer.

Como você encara a qualidade do cenário, quando se trata de seus conhecidos por exemplo, você conhece outros artistas certo, Como enxerga a qualidade destes trabalhos, os Trabalhos Deles?

Não Respondido

Você considera que o cenário nacional é subvalorizado?
Há um preconceito relacionado aos trabalhos nacionais. É um problema cultural onde as pessoas dão mais valor às coisas produzidas fora do que as nossas próprias criações. Mas os próprios artistas independentes estão começando a mudar esse cenário indo pessoalmente nos eventos e conquistando o público pouco a pouco. As pessoas estão mudando a forma de enxergar os quadrinhos brasileiros e acredito que daqui há alguns anos tudo será mais fácil pois a tendência é um mercado mais aberto no futuro.

Questão Extra, você vê algo que possa Melhorar na Postura dos Artistas Nacionais, para contribuir com a Qualidade e diminuir o Preconceito, além de ir aos eventos, Ha qualidades a Melhorar algum defeito ou vicio a ser corrigido?

Acho que, ao meu ver, os artistas precisam saber vender melhor os seus próprios produtos.  Vejo muitos deles com HQs de qualidade mas sem nenhuma desenvoltura para o setor de vendas.


Sua Obra ja foi alvo de Criticas, Quais as mais comuns?
Todo o trabalho quando é exposto para o público fatalmente receberá críticas. Cabe ao artista discernir aquelas que tem fundamento para que possa vir a melhorar sua arte.

Quais as mais comuns?
Ah isso é bem relativo

Recebo criticas sobre o meu traço por exemplo, por não ser acadêmico


Mas já tem pessoas que gostam

Qual o nível de Importância da Interação do Publico e até onde da para ir segundo as dicas que os fãs vão dando?
A interatividade com o público é primordial para o avanço do trabalho de qualquer artista. Afinal, saber o que eles querem ver nas histórias é muito importante.

Tem algo que te irrite no Cenário de Quadrinhos Nacionais?
O que mais me incomoda no cenário dos quadrinhos nacionais é a falta de apoio de editoras e da falta de espaço no mercado que está espremido em festivais e não como deveria ser: de forma mais aberta em bancas e com mais enfática das mídias.


As vezes uma Pessoa tem um Personagem muito bem cuidado certo, Como você vê por exemplo a interação de seu personagem numa parceria com personagens de terceiros, acha confiável este tipo de parceria, ela ajuda?
A interatividade entre personagens de diferentes artistas é chamado de crossover. Isso é muito importante também para que pessoas pertencentes a outros círculos conheçam outros trabalhos. E geralmente os artistas que fazem esse tipo de parceria conversam antes para que haja a preservação das características dos personagens.

Você acha que  obras de terceiros possam influenciar a opinião geral do Publico como um todo? Por exemplo, se houverem muitas obras medianas no mercado, isso pode fazer com que o Mercado ou o Cenário seja visto como um mercado mediano?

Acho que para um mercado esquentar não é necessário ter quantidade mas sim qualidade.


Catarse ou Outros Meios de Financiamento Coletivo você utiliza, Pode Divulgar se Quiser:
Até o momento ainda não usei meios de financiamento coletivo. Sempre agi de forma independente tirando do próprio bolso para realizar as impressões das minhas revistas. Mas plataformas como o Catarse ajudam milhares de artistas  e não descarto a possibilidade de um dia vir a utilizar também.

Quais os Planos para o Futuro?

Quanto aos planos para o futuro, bem estou desenvolvendo as sequências das minhas séries. Ano que vem lançarei Causos 3, Xamã 2 e A Volta da Rede da Carne


Meios de Contato com você e sua obra:
As pessoas interessadas em encontrar meus trabalhos podem entrar em contato através dos links:

Com suas palavras como você descreve sua Obra e como ela deve ser encarada:
Descrevo minhas obras como uma expressão de brasilidade que deve ser encarada como um veículo de propagação das nossas raízes.

Algum Recado para o Publico, ou para alguém em especial?
Um recado, nunca desista do seu sonho por mais impossível de se concretizar que ele possa parecer. lute até o fim, apaixonadamente, e não espere nada em troca por isso. Apenas siga em frente e os frutos do que se plantou serão a sua recompensa!


                                               

Bom pessoalmente eu só tenho a agradecer a Sua Participação, e que fique de amostra, que no Cenário de Quadrinhos Nacionais, mesmo na Sua Forma mais Independente, existe meios de se Fazer uma obra com Qualidade Alta principalmente se levarmos em conta que é uma obra totalmente independente, e o que é muito mais Legal um Material Original, com a Cara do Brasil e claro que foge dos velhos esquemas que o Povo tanto reclama em fóruns e alguns cantos e recantos escondidos nas redes sociais e Sites brasil a fora.

Mais uma Vez Parabéns ao Eberton Ferreira, deixo o Tia Nerd, os Grupos e Paginas a Disposição para o que Precisar, e para os Demais Artistas Nacionais Também, o Espaço esta Aberto, o Publico quer saber, sobre você sobre sua obra e seus Pontos de Vista sobre o que Rola no Cenário Nacional e o que você sugere para uma Melhora neste Cenário! 

Para você que queira acompanhar Tudo que o Eberton tem Lançado, procura ele nos Links acima, ele é um cara bem Simpático e vai te tratar super bem, e te passar todo os esquemas paginas para acompanhar os trabalhos entre outras novidades!

E você que Perguntas Ficou de Fora, quais Perguntas você teria Feito, quem você quer ver aqui na Próxima e que Perguntas devemos fazer ao nosso Próximo Convidado?



  • Blogger Comments
  • Facebook Comments
Item Reviewed: Quadrinhos Independentes - A Hora de Mostrar o que o Cenário Nacional Tem de Melhor! Description: Rating: 5 Reviewed By: Anônimo
Scroll to Top